*

alt


Fernando William, presente!
 
Nesta quarta-feira, dia 13/01, às 18 horas, será celebrada a missa de Sétimo Dia em memória do ex-vereador Fernando William, parceiro do Sincaf-RJ e de todo o funcionalismo municipal. Com função da pandemia, terá transmissão on line pelo canal do Youtube da Igreja Matriz São Geraldo de Olaria. Para acompanhar e basta clicar em https://youtube.com/channel/UCNaWS82PBHViGdV15-U4Rqg. Se preferir participar presencialmente, é obrigatório inscrever-se através do aplicativo Igrejas ArqRio. Buscar o app Igrejas ArtRio, baixá-lo  e selecionar a Paróquia São Geraldo - Olaria. Escolha  a missa do dia 13, às 18 horas.
 
Fernando William teve a vida voltada para a busca da redução das desigualdades sociais. Como médico, salvou inúmeros pacientes e trouxe alento para os familiares dos enfermos. Acreditava na ciência e na educação como instrumento de libertação do povo. Fernando William, levado pela Covid, foi vítima dos negacionistas. Lutava por vacina para todos.
 
Fernando William era determinação.  Sempre lutou por aquilo que acreditava. Ajudou a restaurar a democracia em nosso país e sua vida política era pautada pela liberdade de expressão e contra as ameaças fascistas que volta e meia aparecem.
 
No seu último mandato, terminado em 31 de dezembro de 2020, esteve ao nosso lado permanentemente para formular e encaminhar para votação o PL 855/2018, que  buscava, através de uma série de propostas bem estruturadas, restaurar o patrimônio do fundo de previdência do funcionalismo e equacionar o desequilíbrio financeiro e atuarial que atingiu o Regime Próprio de Previdência e a Assistência dos Servidores Públicos do Município do Rio de Janeiro. Apesar da luta, perdemos para a base de Crivella. Na época, Paulo Messina, ex-primeiro-ministro do bispo, pediu o arquivamento do projeto.
 
Esteve conosco também na luta contra o PLC 59/2018, projeto que estabeleceu a cobrança de alíquota previdenciária de 11% sobre aposentados e pensionistas que ganham acima do teto do INSS. O placar foi apertado: 28 a 20. Fernando William tentou de toda forma atrapalhar o processo de votação juntamente com o funcionalismo, que lotou as galerias da Câmara de Vereadores do Rio.
 
Fernando William é autor da Lei 6.750/20, que garante a segurança para a atuação profissional de servidores e prestadores de serviços da Prefeitura do Rio de Janeiro durante a pandemia de coronavírus, ainda em curso. Fica garantido que os trabalhadores façam suas atividades em sistema home office, com os equipamentos necessários para o desempenho de suas funções. Esta lei é uma vitória para todo o funcionalismo e sua elaboração contou com a contribuição do Sincaf-RJ.
 
Muito obrigado, Fernando William. Nossas lutas estão vivas!
 
Atenciosamente,
 
Diretoria do Sincaf.